Por que você quer estudar inglês?

Toda vez que alguém me procura para dar aulas particulares eu sempre questiono com o futuro aluno quais os motivos, ou o motivo, de ele querer estudar inglês, afinal sabemos que envolvem vários fatores: melhorar no emprego, mudar de emprego, viagens internacionais, lazer, negócios ou simplesmente porque quer estudar (este último é o mais difícil de acontecer).

O importante é o aluno ter em mente qual o objetivo de estudar inglês: melhorar os conhecimentos de gramática, melhorar suas habilidades em falar inglês sem cometer tantos erros, melhorar sua capacidade de entender um texto escrito e/ou falado e por ai vai.

Nós também temos de ter em mente que é necessário aprimorar as quatro habilidades de uma língua: ouvir, falar, escrever e ler, sem mencionar a gramática, que pode ou não ser importante no processo de adquirir outro idioma.

Mas o que está em jogo na hora de iniciar um curso de idiomas?

Ao escolher um professor particular ou um instituto de idiomas tenha sempre em mente qual meta você quer atingir, e não estamos falando apenas das quatro habilidades, mas sim para quê?

Você vai estudar no exterior e precisa fazer um teste de proficiência? Foi promovido e precisa do idioma para participar de reuniões e viagens de negócios? Finalmente vai fazer aquela sonhada viagem para o exterior e não sabe nem como pedir um café? Vai prestar vestibular? Precisa ler livros técnicos para o mestrado e/ou doutorado em outro idioma?

Qual é o seu objetivo?

Cuidado! É nesse momento que a gente erra na escolha da escola, do curso e até mesmo do professor particular.

Por exemplo, se você estuda medicina, você precisa aprimorar seus conhecimentos do idioma em sua área de estudo, e não estudar “Business English” achando que vai lhe ajudar em sua carreira. Não que eu ache que estudar “Business English” não seja uma boa, mas é realmente necessário neste caso? Eu acredito que não.

Portanto, ao escolher um idioma para estudar, pense muito seriamente em seus objetivos, e aonde você quer chegar. E ao contratar uma escola ou um professor particular, seja sincero e bem específico, para não correr o risco de perder tempo e dinheiro estudando algo que não vai lhe acrescentar nada no futuro.

Pense nisso!

Bons estudos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close