Por que é tão difícil entender filmes e séries em inglês?

cinema

Provavelmente você deve estar se fazendo a pergunta do artigo de hoje e eu gostaria de dizer que, mesmo que você tenha fluência no idioma, não compreender os filmes e séries de TV é absolutamente normal e que você não deve se frustrar com isso.

Vou te explicar por que isso acontece.

Temos de ter em mente que um longa metragem deve ter, me média, duas horas de duração. Em alguns casos tem menos e outros, um pouco mais. Alguns filmes chegam a ter 3 horas e meia de duração.

Devido a isso, cada cena de uma película tem um tempo de duração, para que o diretor possa contar toda a história. Para isso, os atores decoram suas falas e elas devem ser ditas dentro desse tempo, caso contrário, a produção terá de cortar cenas, orçamento e problemas para lançar o filme para o público.

Repare que ninguém, na vida real, fala inglês (ou outro idioma, porque isso também acontece em português) daquele jeito. Com frases decoradas, lindas, limpas, sem nenhum gaguejar, um espirro, uma tosse, uma pausa para pensar, trocar uma palavra por outra e assim por diante.

E ainda tem outros fatores:

1) o próprio ator ter a articulação da fala muito difícil de entender. Já reparou que o ator Gary Sinise mal abre a boca para falar? Outros atores também fazem isso, inclusive na língua portuguesa também.

2) o ator precisa interpretar um papel e mudar a forma de falar, dificultando ainda mais a compreensão. Nem sempre temos contato com pessoas que falam rápido demais, enrolado demais, com sotaque do Texas, com sotaque Britânico etc.

3) quando o ator está falando, a câmera pode não estar focando em seu rosto, dificultando ler seus lábios, o que ajuda muito na hora de entender alguém. Até mesmo o movimento do corpo da pessoa pode ajudar compreender o que se fala.

4) muitas cenas têm ruídos, como carros passando ao fundo, tiros, gente gritando e até mesmo a música do filme, ao fundo, que pode estar um pouco acima do normal e você não conseguir entender o que o ator está falando.

5) algumas cenas são cortadas abruptamente, perdendo o que foi dito. O negócio é seguir adiante.

6) tem filme que tem mais ação do que fala. Talvez entenda mais, porque eles falam pouco, mas tudo o que foi citado acima, pode estar num filme como esse.

7) sem mencionar que, alguns filmes, eles usam muitas gírias e palavrões que não estamos acostumados a ouvi-los.

A vantagem é que você pode assistir ao filme (ou série de TV) quantas vezes quiser, voltar a cena, repetir aquele lance para entender o que foi dito. Infelizmente, muitas vezes, nem isso ajuda. (risos)

Na vida real, não temos como rebobinar o que o seu chefe, sua namorada, seu amigo, o palestrante etc. falou. Então apenas fique atento nesses momentos.

No entanto, para não criar nenhum tipo de vício, eu recomendo assistir ao mesmo filme até apenas três vezes. Se compreender de 60 a 70% do conteúdo, você está no lucro.

Lembre-se de que tudo é uma questão de costume!

Quantas vezes você fingiu entender o que outro disse, em português mesmo, só para não ter de pedir para ele repetir pela décima vez? (eu faço isso, muitas vezes – risos)

Então, não fique frustrado se não conseguir entender 100% de um filme ou episódio de uma série de TV.

O segredo mesmo é MANTER CONTATO COM O IDIOMA SEMPRE. Leia livros e artigos em inglês, ouça podcasts, assista às palestras do TED, encontre alguém que possa conversar contigo em inglês. O céu é o limite!

Na próxima vez em que assistir a um filme em inglês, relaxe! Curta o que tiver de curtir e não se cobre tanto por isso. É bem capaz de que você entenda mais, ao estar tranquilo, do que preocupado se vai entender tudo o que dizem ou não.

Bons estudos!

Tânia Carmonario
Solte a Língua – aulas online particulares de inglês.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close