Como usar filmes e/ou séries de TV para melhorar seu inglês.

cinema3

Hoje em dia, você não tem mais desculpas para não aprender/estudar inglês, afinal com a Netflix tudo ficou mais fácil. Na minha época, eu ainda usava aquelas fitas de videocassete, sem opção de tirar ou escolher a legenda ou áudio. Fora os problemas que essas fitas davam: quebravam, enroscavam no aparelho… Um horror, mas sobrevivi.

Antes de continuar lendo este artigo, eu quero deixar BEM CLARO que o que eu vou ensinar aqui é apenas um TREINO COMPLEMENTAR, o qual deve ser feito naqueles dias em que você não tem aula com seu professor de inglês, com o intuito de colocar você em contato com o idioma todos os dias, porém, o papel do professor é fundamental no processo. A não ser que você consiga estudar sozinho, não terá problema algum, é só mais uma ferramenta para te ajudar.

Escolha um filme ou série de TV de sua preferência. Eu recomendo filmes ou séries que abordam temas do dia a dia, pois é esse tipo de vocabulário que você precisa para se comunicar em inglês. Do que adianta assistir a filmes de terror ou policial, se você não vai usar nem a metade do que eles falam? A não ser que você queira algo mais específico, voltado para sua área de atuação profissional, aí recomendo algo mais voltado para aquilo que quer aprender. A ideia é não assistir a qualquer filme, pois precisa ser, primeiro, agradável para você, ok?

Então, a minha dica são os filmes de comédia, romance ou baseados em uma história real. Como o número de filmes desses gênero é muito grande, não vou dar nomes, mas para quem prefere séries de TV (que também é a minha preferência), eu recomendo THE BIG BANG THEORY, FRIENDS, TWO AND A HALF MEN, HOW I MET YOUR MOTHER, THE MIDDLE, SEX IN THE CITY ou outra do gênero que você gostar mais.

Por que essas séries?

Pelo simples fato de que elas:

  • têm duração média de 25 minutos por episódio;
  • têm vários diálogos (em algumas séries, 10 minutos não tem nenhum fala);
  • usam expressões idiomáticas e gírias voltadas para nossa vida diária;
  • e você ainda se diverte!

Pronto!

Lápis e papel nas mãos, porque você vai precisar!

Uma vez escolhida a série ou o filme, você deve fazer o seguinte:

Você vai assistir ao filme ou ao episódio da série uma vez com legendas em português. Isso mesmo, legendas em português. Nada de assistir ao filme ou série dublados. Afinal, você quer ou não melhorar seu inglês? A ideia é que entenda a história e já se acostumar com os sons das palavras e frases mencionadas no idioma.

Depois, você vai assistir ao mesmo filme ou ao mesmo episódio da série com legendas em inglês. Agora você vai anotar palavras, frases e/ou expressões, as quais você não sabe o significado para pesquisar depois. Não faça a pesquisa enquanto estiver assistindo ao filme ou série. Você irá fazer isso em outro momento.

Você assistirá ao mesmo filme ou episódio da série pela terceira vez SEM LEGENDAS (nenhuma, nem em inglês e nem em português, só com o som original). Aqui, sua compreensão começará a melhorar, mas como isso é apenas um treino, não para por aqui.

Preciso fazer isso num único dia?

Depende de você.

Por que acha que prefiro as séries? Porque o tempo de cada episódio dura, em média, 25 minutos sem intervalos. Então, se você quiser e/ou puder fazer isso em um único dia, terá 75 minutos, ou 1h15 para se dedicar.

No entanto, como o nosso cérebro precisa de um descanso para absorver o que foi estudado/adquirido, eu recomendo fazer da seguinte forma: assista a primeira vez na segunda-feira, a segunda vez na quarta-feira e a terceira e última vez na sexta-feira. Ou faça isso em outros dias da semana que forem melhores para você. Apenas faça tudo isso dentro de UMA SEMANA.

Na semana seguinte, escolha outro filme ou o próximo episódio da série e repita todo o processo!

Veja que se você escolher um filme com mais de duas horas de duração, você precisará ter mais tempo para fazer essa sequência. E se ainda escolher séries ou filmes pesados, com temas difíceis ou violentos, o treino vai se tornar chato e, mais uma vez, você vai desistir de aprender inglês.

Por quanto tempo devo fazer isso?

Para que o resultado seja eficaz, eu recomendo por, no mínimo, TRÊS MESES!

Só que o melhor mesmo, é fazer por seis meses.

Com o tempo, não precisará mais assistir três vezes, mas sim duas até chegar a apenas uma única vez, quando você já estiver dominando o idioma.

Parece chato, mas você vai me agradecer se fizer isso. No entanto, deve seguir à risca. Nada de fazer uma vez ou outra e acreditar que já sabe falar inglês fluentemente.

Uma observação importante: se escolher uma série de TV, deve assistir a todos os episódios dela, nada de trocar de série no meio do caminho. Isso pode atrapalhar o seu desenvolvimento. Por isso eu digo, e repito, que você deve escolher aquela série que você adora assistir. Caso contrário, vai ficar ainda mais chato.

O que fazer com as anotações de palavras, frases e expressões?

Simples. Em outro dia em que não tenha de assistir ao filme ou ao episódio da série pela terceira vez, você irá pesquisar os significados. Depois faça frases diferentes para você treinar, sempre as repita em voz alta, pois isso ajuda a memorizar o que você aprendeu. Esse caderno de anotações deve ser usado para consultas futuras, caso haja necessidade.

Eu indico os seguintes dicionários online:

The Free Dictionary

Longman

Cambridge

Macmillan

O único dicionário bilíngue que recomendo é o Wordreference.

Mas tenho de assistir três vezes mesmo?

SIM!

Lembre-se de quando você aprendeu o seu idioma materno. Foi por meio da exposição diária da língua e por meio de MUITA, mas MUITA REPETIÇÃO.

E você ainda aprendeu português OUVINDO. Então, esse treino é o que chega mais perto da forma como você adquiriu seu idioma nativo, sem recorrer à gramática e traduções.

REPETIR É ABSORVER O CONTEÚDO SEM FICAR FAZENDO DECOREBAS.

Contudo, fica o alerta aqui: TENHA MUITA PACIÊNCIA! Principalmente tenha paciência com você mesmo.

Aprender outro idioma é um processo e leva tempo. Se não tiver paciência, não vai conseguir chegar a tão sonhada fluência em inglês.

Já escolheu o filme e/ou a série com a qual irá fazer esse treino?

Então, mãos à obra!

 

Tânia Carmonario

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close